Criação de Sites | Otimização de Sites

São Paulo o11 3522-7623   /   Florianópolis o48 4052-8420

4 Cores Criação e Otimização de sites
HOME EMPRESA SERVIÇOS PORTFÓLIO CLIENTES ORÇAMENTO ONLINE BLOG

CONTATO

 

Publicidade e Marketing

Muitas dúvidas rondam a cabeça do cliente na hora de solicitar serviços gráficos ou mesmo contratar um profissional para elaborar o bendito do arquivo em Corel que será utilizado na impressão. Uma delas é como deve ser chamado o produto final do trabalho desenvolvido pela gráfica.

O que aconteceu é que, após a entrada maciça dos computadores em nossas vidas, estas áreas se misturaram em alguns pontos e um passou a realizar a função do outro, às vezes por conveniência, falta de opção ou até sem intenção do profissional gráfico. Mas existem diferenças e elas aparecem quando temos uma necessidade específica, onde o conhecimento de uma ou outra área afeta o resultado final do trabalho.

Vamos falar de 4 tipos de trabalhos desenvolvidos para gráficas: Diagramação, Arte Final, Design Gráfico e Criação. Os produtos elaborados pelos dois primeiros devem apresentar obrigatoriamente características mais técnicas e nos dois últimos mais conceituais.

Diagramação

É a adaptação de textos e imagens a uma programação visual estabelecida anteriormente, seja um folder, uma embalagem, revista ou jornal, tendo como foco principal hierarquia das infomações, equilíbrio entre textos e imagens e tipologia utilizada. É para ser um profissional rápido. Nos dias de hoje é muito comum multinacionais e grandes empresas possuirem um “Manual de Identidade Corporativa” que contêm todas as regras para diagramação dos projetos gráficos, muitas vezes acompanhados de seus devidos templates editáveis para agilizar o processo e reduzir custo.

O diagramador NÃO cria ou revisa texto, não ilustra e nem seleciona as imagens que vão no material. O cliente ou designer faz isso antecipadamente e envia o material à ele.

Exemplo 1: Se você tem um folder para o Equipamento X, e quer desenvolver um que siga a mesma linha para o Equipamento Y, solicite uma diagramação.

Exemplo 2: Elaborei um rótulo para o Shampoo Hortelã e quero lançar Shampoo Cereja, substituindo o fundo de verde para rosa, trocando a imagem e o texto.

Arte-final

É um arquivo finalizado técnicamente, pronto para impressão, de uma idéia concebida pelo Cliente ou por um Diretor de Arte, ou seja, é o polimento de algo criado por outra pessoa.
Neste caso o cliente fornece arquivo com as linhas gerais da peça (pode ser em qualquer formato: Word, Power Point) ou mesmo um rascunho, e a gráfica faz a editoração eletrônica do trabalho. Facilita se o cliente fornecer as imagens, textos e planilhas separadamente, isso vai agilizar o processo e baratear o custo do desenvolvimento.

O Arte Finalista NÃO ilustra, cria texto ou revisa.
Em relação as imagens, ele pode auxiliar o cliente a encontrar uma imagem que transmita o mesmo conceito da sua idéia inicial que possibilite uma reprodução de qualidade. Também pode fazer recomendações para melhorar o trabalho, como o tamanho das fontes, cores, etc, mas a palavra final é do próprio cliente.

Exemplo 1: Eu fiz um rabisco aqui neste papel de pão. O título é esse, quero uma foto de uma família sorrindo com um efeito esfumaçado no lado direito e o texto do lado esquerdo. Aqui em baixo quero um Splash vermelho escrito 90% de desconto e o logotipo bem grande, uns 15 cm, aqui no rodapé e o fundo verde limão.

Exemplo 2: Um Designer desenvolveu esta apresentação em Power Point e ficou muito bonita, todo mundo adora. Acontece que o sujeito sumiu e quero adaptar este material para um folder. Tenho este texto resumido e uma idéia de como deveriam se posicionar o material, as imagens em alta resolução não possuo, mas quero algo semelhante ao que foi elaborado. Um Arte Finalista certamente pode ajudá-lo.

Design Gráfico

Aqui a coisa começa a se complicar. O Design Gráfico traduz visualmente um conceito ou uma idéia em uma peça com um objetivo claro, normalmente vender algo. Esta tradução pode se dar em um Catálogo, Embalagem, Rótulo, Site, Comunicação Visual e até o produto em si.
É por isso que encontramos designers especializados em tantas coisas diferentes (editorial, de embalagem, web, de marcas e por aí vai), cada uma com o conhecimento técnico específico de sua área. É por isso que você tem um bom motivo para não usar o designer que fez seu site para desenvolver um impresso. Dificilmente ele terá a qualificação técnica para se responsabilizar pelo trabalho.

O designer fornece todo seu conhecimento técnico, social e cultural para elaborar um material que melhor atinja a necessidade do cliente, transformando uma idéia em algo “palpável” através de umBriefing, onde o cliente determina o conceito a ser transmitido e o público alvo a ser atingido.

O designer NÃO cria ou revisa texto. É parte do trabalho do designer participar pró ativamente de todo desenvolvimento do trabalho, compartilhar sua opinião, colaborar para escolha dos profissionais terceirizados envolvidos, escolher imagens e defender seu trabalho dizendo alguns “nãos” se necessário.

Tente não torturar seu designer, determinando aleatoriamente as cores que você quer usar, tamanho da letra e outros detalhes que muitas vezes ele teve trabalho para escolher e, teoricamente devia saber melhor que você. Mas QUESTIONE TUDO! NADA NO DESIGN DEVE SER FEITO POR ACASO. A resposta tem que estar na ponta da língua.

Exemplo 1: quero lançar a Papinha de Bolinha e preciso de um rótulo que se destaque na gôndola do supermercado. Ele é destinado para crianças, existem 100 parecidos mas o meu é muito mais saudável e natural pois contém bolinhas verdes e quero que o produto passe essa idéia.

Exemplo 2: preciso fazer um catálogo geral para minha empresa de Máquinas Agrícolas, ressaltando o investimento e o avanço tecnológico ocorrido na última década e apresentando cada um dos equipamentos de forma clara, séria e objetiva. Tenho este texto mas vou resumí-lo, pois tem muita informação técnica, depois passo para você. Veja também estas imagens feitas com minha máquina digital semi-profissional. Você acha que preciso contratar um fotógrafo para desenvolver algo mais profissional?

Criação

Trabalhos de Criação envolvem todo conceito necessário para a execução de um trabalho gráfico ou comunicação. Neste tipo de trabalho além da parte gráfica, é dada uma atenção especial ao texto, por isso são feitos normalmente em dupla (redator/diretor de arte). No geral a criação é o serviço contratado para elaboração de anúncios, outdoor, comerciais, banners, e-mail mkt, entre outros. Para gráficas são destinadas peças como cartazes, malas direta, flyers, encartes, jornais de supermercados e materiais de apelo promocional, onde a chamada pode fazer todo diferencial no impacto da comunicação e no retorno sobre o investimento.

O serviço de criação vem casado com redação, design, arte final e diagramação. Se você tem uma agência que não tem redator, você recebe uma criação capenga. Por isso é SIM responsabilidade da agência, criar, revisar textos e garantir que o trabalho saia perfeito. Para isso ela DEVE cobrar, assim sendo este serviço pode custar um pouco mais caro. É o preço da sua tranquilidade.

Exemplo 1: preciso desenvolver um folder para uma promoção um linha de cosméticos em minha loja. O público alvo são mulheres, acima de 25 anos e quero fazer um título para passar a idéia de que aquela promoção é imperdível e convencer as mulheres de que para ficarem bonitas elas não podem perder esta promoção. Não tenho foto, texto, nada.

Exemplo 2: estou com uma campanha publicitária em TV, Outdoor e Internet para vender jujuba e quero fazer um flyer para distribuir enquanto a campanha estiver no ar. Contrate a agência que desenvolveu os outros materiais, assim sua campanha ganha mais consistência e identidade.

Como vou saber qual profissional contratar?

Simples. Conheça o portfólio!

Verifique se você gosta do estilo dos trabalhos desenvolvidos pela empresa ou profissional, pergunte detalhes do trabalho para saber seu grau de envolvimento, verifique depoimentos de seus clientes e se certifique que são verdadeiros. Muita gente por ai coloca que atende esse ou aquele cliente mas muitas vezes é tudo conversa fiada. Ligue para alguma empresa do portfólio de clientes da empresa que deseja contratar e peça referências!

Procure empresas completas. Você não vai querer contratar o material gráfico num lugar, a comunicação visual em outro e a produção web em outro, certo? Contratando uma empresa completa você economiza tempo e dinheiro, além do seu material sair todo com o mesmo conceito e linha de criação. Faça uma entrevista mesmo com a empresa. Se tiver alguma dúvida procure outro profissional, use a internet, busque indicações, evite os famosos sobrinhos, primos, etc…no fim que paga o pato é você.

A 4 Cores Comunicação é uma empresa completa! Temos profissionais que podem desenvolver sua logomarca, sua identidade visual, produzir seus materiais e ainda assessorá-lo em toda a sua estratégia online, como criação de site, otimização de site, marketing digital e gerenciamento de redes sociais. Pare de correr atrás de vários fornecedores. Venha ser único, na agência mais completa do Brasil! Venha para a 4 Cores Comunicação.



Soluções completas para sua empresa

Produção de Vídeos E-mail Marketing Loja Virtual E-mail Corporativo







Produção de vídeos personalizados
para seu nicho de mercado.

Disparo de E-mails Profissionais
de forma rápida e prática.

Sua empresa na internet
24 horas por dia!

Não tem um site? Tenha ao
menos um E-mail Personalizado.




Contato para Criação de Sites

Blog da 4 Cores Comunicação
Criação e Otimização de SitesDesenvolvimento de Sites

Agência Digital para
Criação de SitesDesenvolvimento de Sites

Nossos Serviços em
Criação de SitesDesenvolvimento de Sites

Fale conosco para
Criação de SitesDesenvolvimento de Sites

Criação de Sites em Florianópolis

A 4 Cores Comunicação é uma agência digital inovadora e dinâmica, especializada em Criação de sites.

Desenvolvimento de Sites

Como Indexar seu Site/Blog no Google em 2 minutos

Muitas pessoas pagam pela criação de sites para a empresa, e esse profissional não indexa o projeto no Google. Saiba como resolver isso.




A 4 Cores Comunicação é uma
agência digital de criação de sites
100% online . Isso significa que não
temos escritório fixo.

Nosso escritório é a WEB e estamos
em todos os lugares, atendendo
a todo o Brasil.

Venha ser virtual!

Desenvolvimento de Sites

Certificados

Otimização de Sites Facebook Partner

Google Partner

Criação de Sites

Otimização de Sites

Hospedagem de Sites

Criação de Loja Virtual

Marketing Digital

Mídias Sociais

Comunicação Visual

Impressos Gráficos

Marketing e Publicidade

Facebook Ads

Desenvolvimento de Sites

Estamos no Google+


Unidade SP: 11 3522.7623

Unidade SC: 48 4052-8420

Skype: mauricio_4cores

E-mail: vendas@4corescomunicacao.com.br

Desenvolvimento de Sites

Atendimento Online


 
4 Cores Comunicação - Criação de Sites © 2014 - Todos os direitos reservados - W3C HTML5 Validation / W3C HTML5 Validation